segunda-feira, 12 de julho de 2010

Resenha: Pro dia nascer feliz!

Bom gente hoje vou trazer para vocês a resenha de um documentário muito interessante ! Confiram!

Resenha: Pro dia nascer feliz!


JARDIM, João. Pro dia nascer feliz. Filme documentário Produção TAMBELLINI filme, SV Brasil, 2005, 87 minutos, color, 35 mm.

Nascido em 1964, no Rio de Janeiro, João Henrique Jardim formou-se em jornalismo pela Faculdade da Cidade e estudou cinema na Universidade de Nova Iorque. Na TV Globo,integrou o núcleo do diretor Carlos Manga, atuando como diretor da minissérie Engraçadinha e editor de Memorial de Maria Moura e Agosto. Ainda para a TV, dirigiu os documentários Free Tibet e Terra Brasil - este último premiado no festival de Televisão de Nova Iorque e editou João e Antônio, de Walter Salles, 1930, Tempo de Revolução, de Eduardo Escorel, e a série Caetano, 50 anos, do diretor da Videofilmes em parceria com a equipe da Conspiração. Como assistente de direção, trabalhou nos longas Faca de Dois Gumes, de Murilo Salles, Dias Melhores Virão, de Cacá Diegues, e Moon Over Parador, de Paul Mazursky. Na área da publicidade, dirigiu comerciais para alguns dos principais anunciantes do País. No final de 2006, co-dirigiu o especial de fim de ano Por Toda Minha Vida, sobre a cantora Elis Regina, exibido na TV Globo. (Jornal do Povo, 11.05. 2005)

O documentário tem como característica relacionar os conflitos existentes no âmbito educacional independente da classe financeira, pontuando diferenças e semelhanças. Mostrando as desigualdades sociais, as diferentes violências que professores e alunos são expostos na estrutura “escola”, através de relatos de alunos e professores de classes sociais distintas, em três estados brasileiros, que relataram seus anseios e expectativas. Algo bem interessante é quanto a situação em que se encontram as escolas brasileiras, a sua estrutura, incapaz de oferecer as necessidades básicas da educação, considerando que isso reflete muito na questão de evasão do aluno, nas atividades do professor dentro e fora de sala, principalmente no controle de suas aulas o que provoca descomprometimento do aluno e professor, a falta de respeito entre os mesmo, ocasionando esses desencontros na educação.

Certamente há choques de realidades. Na periferia faltam água, transporte, professores e interesse, mas também no campo mais sofisticado há inquietações existenciais, alta competitividade, pressão dos pais, reflexões sobre diferença social. Todos nós, sejamos pobres ou ricos, estamos à mercê das mazelas sociais provenientes dos nossos próprios atos, e o principal deles de nos calarmos diante dos fatos e aceitá-los ou mesmo sermos indiferentes frente a eles. Um longa de fácil compreensão já que se passa no âmbito específico da relação com a escola.

O filme é bastante coeso, contribui muito para aguçar a criticidade em relação a educação atual do Brasil, evidenciando a ação do professor, como algo extremamente importante que no seu papel de mediador, contribuirá muito com o futuro do aluno, se assim o permitir. Essa contribuição poderá ser aplicada de várias formas através da interdisciplinariedade ou a transposição didática, uma vez que esse aluno esteja inserido juntamente com o seu contexto de vida para uma maior envolvimento entre as partes. Uma boa opção para os professores assistirem durante os planos de curso ou jornada pedagógica realizando reflexões. Um tema que só deixará de ser atual a partir do momento que houver transformação na sociedade educacional.

7 comentários:

Vitor Amorim do Amaral disse...

Um film pra se trabalhar em sala de aula..

Armando história VII disse...

Este filme relata uma realidade da educação brasileira que ocorre nos dias atuais. Nestes últimos meses fiz meu estágio de regência e presenciei esta realidade. Está excelente sua resenha , parabéns!

HERMAS CAIUBY disse...

O tema sempre será atual, porque transformações educacionais serão necessárias eternamente. A educação sofre evoluções constantes. E você comparando com o filme francês "Entre os Muros da Escola", verá que isso não se passa somente no Brasil. Adorei sua postagem, você é muito inteligente.

jonival Alves disse...

Pro dia nascer é um documentario que refleti o descasos dos governantes pela educação alem de professores despreparados.

Nos Caminhos da história disse...

Este é um filme que pode ser trabalhado em todas as epocas, pois será sempre atual. E seria interessante para nós que estamos "penando" no estagio de regencia, ver e rever, pois parece muito com as escolas ques estamos atuando no estagio de regencia. Muito boa resenha.

Armando história VII disse...

Este filme realata a realidade da educação no Brasil, rescentemente eu presenciei situações semelhantes a essas apresentadas no filme. Parabéns pela resenha.

jackiria lula disse...

Esse filme retrata uma realidade a qual estamos deparando neste momento de estágio de intervençao e certamente nos faz refletir sobre os mais diversos aspectos sociais econômicos que interferem através do Estado na vida de alunos, professores e comunidade escolar em geral. Sua leitura é de grande contribuição para tentar entender esse universo complexo e cheio de mazelas devido ao sistema ao qual está submetido.