sexta-feira, 30 de julho de 2010

Resenha do livro Educação e luta de classes!

PONCE, Aníbal, 1898-1938. Educação e Luta de Classes/ Aníbal Ponce,


tradução de José Severo de Camargo Pereira – 20. ed. – São Paulo : Cortez, 2003.



O livro trata de toda a história da educação, desde as sociedades primitivas, até as tendências educacionais contemporâneas. O autor Aníbal Ponce coloca que é através do estudo da sociedade dividida em classes que encontramos a principal característica da educação: a popularização.

“O autor fala da Educação nas comunidades primitivas onde a luta das classes menos favorecidas já era muito grande. Mesmo não sendo confiada, o que era ensinado eram coisas necessárias para a vida (Coletividade pequena. O que era produzido em comum era repartido com todos). Nas sociedades primitivas o processo educativo é informal, visando à sobrevivência do individuo e da tribo. O homem difere dos demais primatas pela capacidade de criar e conservar e ainda transmitir sua cultura. Pode-se compreender que esta cultura é um sistema mais ou menos integrado de padrões de comportamentos, característicos de determinada sociedade. A criança nasce dentro de uma cultura e essa por sua vez, define a maneira da criança perceber o meio ambiente e a ele responder.”



Nas comunidades primitivas não havia escolas, pois a educação se dava coletivamente no dia-a-dia, na observação dos adultos. O aprendizado se dava de acordo com as necessidades de sobrevivência, caça, pesca, pastoreio, agricultura, religiosa e etc



“Assim o processo educativo torna-se meio de perpetuar padrões culturais que são âncoras de segurança que o grupo possa dar ao indivíduo. Podemos então concluir que a luta começou lá, nos primitivos, onde havia guerreiros. Para Ponce , numa sociedade dividida em classes todas têm seus costumes particulares, mas,contemporaneamente, recente-se do processo e aculturação por parte dos dominantes.”

Mesmo nessas sociedades já havia as classes, mas para Ponce a luta de classes não se dá assim que esta se originam, leva-se um tempo para que as classes se reconheçam e assim comece a luta entre elas. Esse reconhecimento do papel que tem na sociedade, assim como modo de produção exige um extenso período em que as contradições de classes se mostram mais forte. Aníbal faz ressalva à diferença que existe entre classes em si e para si.

Classe em si é o papel que uma classe está definida no modo de produção. Classe para si é quando os que estão inseridos nesta classe tem consciência do seu papel no modo e produção vigente.

Analisando o contexto social na Grécia antiga, percebe-se que as classes dominantes devido o “ócio” pode ter mais rapidamente a consciência da luta de classes e soube aproveitar-se disso.

A nobreza adaptou a educação de acordo com seus interesses, o autor cita três propósitos a da classe dominante em diversas sociedades para oprimir a classe dominada, são estes: destruição dos vestígios dessas classes, engrandecimento de sua posição como dominante, prevenção em caso de rebelião.

“Na educação grega a homossexualidade e a pedofilia forma problemas muito presentes e esses aspectos faziam com que os filósofos entrassem em conflito com toda a sociedade. Entende-se que a justificativa da sociedade divida em classes está no auxilio que nós homens precisamos. Na moral ou no material, seja qual for nossa necessidade, origina-se a divisão do trabalho e, por consequência a distinção em classes. Essa divisão representa um desenvolvimento social e uma sistematização estável da divisão do trabalho no âmbito de um estado ou da educação que aqui vem ao caso. “



A educação na Grécia era voltada principalmente para a nobreza que se ausentava do trabalho, deixando o comércio, agricultura, trabalhos manuais, entre outros, a cargo dos escravos e estrangeiros. A educação dos escravos buscava a manutenção dos ideais da elite, sendo que, a desigualdade da educação era endossada pelo argumento da elite da 'natureza das coisas' e que por isso o escravo deveria aceitar sua posição como classe dominante.

Luta de classes trata de uma síntese da História da Educação, embora não seja superficial, trata dos progressos, vantagem,reflexões expostas ordenadas em teses de filósofos e outros pensadores. Porém, A Luta de Classes ainda continua nessa sociedade mais arcaica que moderna, agimos como primitivos numa sociedade de internautas. E a educação o que ela é nessa luta, uma arma de união ou de separação? Entretanto, é de fundamental importância levar em conta as relações entre educação e política, cuja descrição esboça conceitualmente sua existência na própria historia. Trata de uma compreensão da cada etapa da evolução humana e da educação como meio de desenvolvimento. Sua importância política e sua função de socialização do conhecimento, embora seja o reflexo da sociedade, reproduzindo a discriminação social, a educação tem um importante lugar no pódio de evolução humana.